Shopping Unisinos

Shopping Unisinos: um crescimento sustentável

A idéia de desenvolvimento sustentável, tal como definida, foi aceita como o conceito central a ser respeitado nos planos globais de desenvolvimento do século 21. A aplicação desse conceito de desenvolvimento sustentável é responsabilidade de uma série de atores individuais ou coletivos que têm um papel a desempenhar nos domínios do desenvolvimento e da proteção ambiental. Sob esta ótica, e em conformação com a filosofia da Gestão Ambiental adequada, nossa proposta assume uma responsabilidade particular de endossar ativamente a construção deste conceito de desenvolvimento sustentável e, sobretudo, de fortalecer a certificação ISO 14.001 da Unisinos.

Assim, o projeto do Shopping Unisinos toma como referência simultânea três fatores interdependentes:

  1. integridade energética (baixa taxa de consumo energético – kWh/m2) em função das fontes renováveis e da concepção de projeto adotados;
  2. funcional (ótima performance comercial) em função da sinergia entre as lojas, os cinemas, a loja âncora e a praça de alimentação; e
  3. econômica (adequação da proposta ao orçamento da Unisinos) em função do máximo aproveitamento das instalações existentes.

Essas referências têm várias consequências práticas, como a capacidade ‘passiva’ da edificação atingir um nível de conforto e uso sem depender de entrada de energia; uma menor taxa de consumo de energia/m² (já que aqui a radiação solar não incide diretamente sobre o envelope das áreas climatizadas); a especificação de materiais com mais massa térmica (pedra, alvenaria e concreto); a reutilização de recursos renováveis (água, luz solar, esgotos); e a criação geral de um micro-clima apropriado para regiões sub-tropicais.



Projeto: Unisinos
Localização: São Leopoldo, RS
Ano: 2004
Autores: Bruno Campos, Marcelo Fontes, Silvio Todeschi e Carlos Teixeira
Status: Projeto

Tags:  Comerciais, Concursos