RHI Magnesita

A RHI Magnesita é o resultado da combinação da RHI e Magnesita para formar o líder global de produtos, sistemas e serviços refratários de alta qualidade que são indispensáveis para processos industriais de alta temperatura superiores a 1.200°C em uma ampla gama de indústrias, incluindo aço, cimento, metais não ferrosos e vidro, entre outros.

A Empresa possui uma diversificação geográfica incomparável, com mais de 14.000 funcionários espalhados em 35 principais unidades de produção e mais de 70 escritórios de vendas, atendendo a mais de 10 mil clientes em quase todos os países ao redor do mundo, com cerca de 2,7 bilhões de euros de receita anual.

A RHI Magnesita investe mais do que qualquer outra concorrente em produção, e entrega inovação todo ano focada em dois centros de P&D em Leoben (Áustria) e Contagem (Brasil). A unidade de Contagem, com laboratório e planta piloto dedicada a estudos de processamento mineral, terá agora um novo prédio para abrigar o escritório central com capacidade para 640 colaboradores em 4 pavimentos de 2.572 m².

O partido do nosso projeto é bastante simples, mas imponente: um paralelepípedo com um vazio central (jardim) , sendo as fachadas externas mais fechadas (protegidas) e as internas mais abertas (transparentes).

Por fora, uma grande caixa (com cerca de 80m de comprimento x 36m de largura x 15m de altura) “flutua” acima de uma base que varia de 2,5m a 5,3m de altura (construído em blocos refratários produzidos pela própria RHI). O volume tem suas superfícies revestidas de painéis metálicos, com aberturas verticais de piso a teto (60cm de largura x 320cm de altura) ritmadas e desencontradas ao longo da fachada de cada andar, conferindo privacidade e protegendo o espaço interno da insolação inclemente da orientação Leste-Oeste.

Internamente, os espaços de trabalho se abrem totalmente para o vazio central por meio de esquadrias de vidro de piso a teto, fechando os vãos de pilar a pilar. Nesse vazio, um exuberante paisagismo, intercalando estrategicamente pracinhas, caminhos e áreas de estar ao ar livre, cria uma espécie de oásis com um micro clima extremamente agradável dentro do contexto da Cidade Industrial de Contagem.

Três passarelas desencontradas (com 3,8m de largura x 16m de comprimento) conectam as alas Leste e Oeste dos pavimentos acima do jardim do térreo como se fosse pontes, criando áreas de descompressão ao ar livre suspensas sobre o pátio central.

No subsolo, temos 128 vagas, vestiários e bicicletários, com entrada pela fachada Norte. O térreo, por onde acessamos o edifício na fachada Oeste, tem um pé direito de 4,50m e abriga a recepção, área de exposição, café, auditório, reuniões, sanitários e demais áreas de trabalho em planta aberta, tendo acesso direto ao pátio interno. Os demais andares tem pé direito de 3,20m e abrigam áreas de trabalho em planta aberta nas alas Leste e Oeste, entremeadas por áreas de reunião informal e estares, sendo que as salas de reunião formal estão posicionadas nas alas Norte e Sul, em frente aos núcleos de circulação vertical e com uma agradável vista para o jardim central.

Os fluxos são claros, a estrutura é modulada, os espaços são flexíveis, os materiais são poucos, padronizados e industriais, com instalações e estruturas aparentes. A comunicação visual, a iluminação, o mobiliário e o paisagismo, complementam e integram os espaços de forma harmoniosa e humanizada.

Por fim, destacamos o uso dos refratários na fachada na base que rodeia todo o edifício, suspendendo o volume revestido de painéis metálicos, ancorando o edifício ao solo e tornando o próprio Escritório Central uma espécie de “display” dos produtos da RHI Magnesita. Essa mesma estratégia se estende pelo interior do edifício, revestindo os pisos das áreas de recepção, showroom, foyer, café e pisos do pátio central.



Projeto: RHI Magnesita
Localização: Contagem, MG
Ano: 2019
Área: 2.572 m²
Autor: Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi
Equipe: Patrícia Bueno, Marcos Sales, Lucas Fukuda
Status: Projeto

Tags:  Concursos, Corporativo, Industriais, Interiores