Pan 2007 - Centro de Tiro com Arco

O Complexo Esportivo da Vila Militar de Deodoro foi projetado para os Jogos Pan-Americanos de 2007, considerando, desde sua concepção, como legado, um programa para competições similares – como os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Buscamos minimizar ao máximo os espaços de dupla-função (ou seja, que tivessem que ser adaptados para o evento, tendo uma utilização posterior diferente), definindo no programa de necessidades, a partir do evento, um conjunto de edificações e equipamentos definitivos que possibilitasse a organização de outras competições oficiais (campeonatos regionais, mundiais, olimpíadas, etc) bem como um uso cotidiano de fácil manutenção (clube de treinamento, escola esportiva, etc). As instalações temporárias, que teriam suas estruturas e equipamentos removidos logo após os Jogos, deveriam ser acopladas a uma rede de infraestrutura de acessos e instalações a serem projetadas em conjunto com o legado definitivo, que dessa forma continuaria preparado para receber outros eventos de porte similar no futuro.

Dessa forma, o Centro Nacional de Tiro Esportivo (CTE), oCentro Nacional de Hipismo (CHI) e a piscina doCentro Nacional de Pentatlo Moderno (CPE) já atendem aos padrões de competições internacionais, e necessitarão de apenas pequenos ajustes e complementos.

O projeto lida com questões complexas de um contexto suburbano único, que abrange em uma mesma região um bairro militar bem ordenado e planejado, uma aglomeração afavelada de alta densidade, uma área industrial em meio a bairros de classe média e uma vasta paisagem natural exuberante. Com suas novas instalações e melhoramento da infraestrutura[1], o novo Complexo Esportivo de Deodoro se tornará sem dúvida um formidável patrimônio de prática de esportes de alta-performance, estimulando o uso pela população local e com o potencial de catalisar uma revitalização geral de uma área suburbana significativa da cidade.

Centro de Tiro com Arco (CTA)

 Atualmente utilizada para treinamento de Polo, trata-se de uma grande área plana cercada de árvores de grande porte ao longo de seu perímetro, impecavelmente gramada.

No CTA foram construídas instalações totalmente temporárias para atender às necessidades do programa, já que a área disponibilizada teria que voltar a funcionar como Campo de Polo depois dos jogos. Esta decisão assegurou uma infraestrutura barata, flexível e funcional durante o período estabelecido, restaurando-se a paisagem natural e as condições originais após o evento.

[1] Incluindo o tratamento do córrego Marangá



Projeto Rio Pan 2007 – Complexo Deodoro
Jogos PanAmericanos, Rio 2007
Localização Vila Militar de Deodoro, Rio de Janeiro (RJ), Brasil
Ano 2005-2007
Autores Bruno Campos (Arquiteto Responsável), Marcelo Fontes e Silvio Todeschi
Equipe Cláudio Parreiras Reis, Luciana Maciel, Lisiane Melo, Leonardo Fávero, Cristiano Monte-Mór, Ana Kawakami, Fabiana Fortes e Antônio Valadares
Status Construído
Instalações Centro de Tiro Esportivo (CTE), Centro de Hipismo (CHI), Centro de Tiro com Arco (CTA), Centro de Hóquei sobre Grama (CHG) e Centro de Pentatlo Moderno (CPE)
Projetos Complementares
Gerenciamento e Coordenação Geral do Projeto Básico Engesolo (Ângela Maurizi)
Overlay John Baker e equipe CO-RIO 2007 (Gustavo Nascimento, Ana Paula Loreto e Izabela Hasek)
Cross Country (percurso e obstáculos) Sue Benson
Estrutura de Concreto Helio Chumbinho (Misa Engenharia)
Estrutura Metálica Lino Nunes de Castro (Globsteel)
Fundações Milton Golombek (Consultrix)
Instalações Técnicas Moshé Gruberger (Enit) Consultoria: Aqualar (Piscina), Forbex (Hóquei sobre Grama) e Eduardo Castro Mello
Combate e Prevenção à Incêndio Alberto Dias (Shaft)
Ar Condicionado e Termoacústica Sandra Botrel (Protherm)
Luminotecnia Marcos Noyori (Godoy Associados)
Impermeabilização Firmino Piancasteli (Isolar)
Promotor Governo Federal (Ministério do Esporte)
Proprietário Exército Brasileiro
Empresa Construtora Construções e Comércio Camargo Corrêa (CCCC)
Créditos fotográficos Fotos Aéreas: Bruno Carvalho / Fotos Profissionais: Kaká Ramalho e Leonardo Finotti / Fotos Amadoras: BCMF Arquitetos
Área aproximada dos terrenos 1.000.000m²
Área aproximada construída 100.000m²

Tags:  Esportivos