Novo Mineirão

Inaugurado em 1965 (projeto original de Eduardo Mendes Guimarães Júnior e Gaspar Garreto) como o segundo maior estádio de futebol do mundo, o Mineirão se situa no entorno da Lagoa da Pampulha, próximo das obras seminais de Oscar Niemeyer e Burle Marx, sendo parte do principal cartão-postal de Belo Horizonte. Com a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014, veio a oportunidade de transformar o tradicional estádio, cuja fachada é tombada, em um equipamento esportivo multifuncional contemporâneo. Nesse contexto, para transformar “O Gigante da Pampulha” em um moderno complexo multifuncional, procuramos intervir de forma ao mesmo tempo respeitosa e radical, reforçando a monumentalidade da estrutura original do Mineirão na icônica paisagem modernista.

No que diz respeito à arquitetura do estádio propriamente dito, mantivemos basicamente a “casca” externa: os 88 semipórticos estruturais, a cobertura de concreto e a arquibancada superior. O restante do “miolo” foi totalmente reconstruído para garantir a completa modernização do interior da arena, incluindo a nova extensão da cobertura, os novos programas de necessidades e toda a infraestrutura, além do rebaixamento do campo com o redesenho da arquibancada inferior, melhorando a visibilidade para a nova capacidade total de 62.160 espectadores.

Na área externa, a renovação é total, com uma nova plataforma operacional de 200.000 m², separando os fluxos de espectadores e de credenciados. A “Esplanada” inclui serviços variados ao redor do estádio, funcionando como imensa praça aberta ao público pedestre ligada visualmente à Lagoa da Pampulha. Essa plataforma é esculpida e moldada ao terreno, configurando-se uma topografia artificial integrada com o entorno imediato, sendo percebida como continuação do domínio da rua. Dessa forma, o público é atraído por programas estrategicamente distribuídos ao longo da Esplanada, que criam áreas com potencial de gerar atividades e movimento durante todo o dia, nos sete dias da semana.

O projeto contempla também soluções sustentáveis, incluindo uma usina fotovoltaica na cobertura com capacidade de 1.600 MW/h, tendo sido o primeiro estádio do Brasil (e o segundo do mundo) a obter o certificado LEED PLATINUM. Após a Copa de 2014, várias áreas operacionais terão outros usos (programas culturais, comerciais e de lazer), contribuindo também para a sustentabilidade econômica do complexo posteriormente ao evento.

O novo Mineirão aponta caminhos sobre como megaeventos podem deixar um legado para as cidades-sede. Nesse caso, ainda que tenham sido feitas na escala do estádio, as intervenções vêm em resposta às demandas de escalas maiores, isto é, do bairro, da paisagem e da própria cidade. Assim, a ambição é que o solo e a vida urbana se expandam pela arquitetura.



Projeto Copa 2014 – Novo Mineirão
Projeto Arquitetônico Executivo
Custo total da obra R$ 654.000.000
Ano :2012
Área construída 348.900,00 m²
Capacidade 62.160 espectadores
Localização Pampulha, Belo Horizonte, MG
Autores Bruno Campos, Marcelo Fontes, Silvio Todeschi
Consultores Fernando Maculan, Mariza Machado Coelho, Carlos Teixeira
Equipe Patrícia Bueno, Leonardo Paes, Luciana Maciel, Michelle Moura, Mara Coelho, Leonardo Rodrigues, Joana Vieira, Carolina Eboli, Gabriela Jacobina, Henrique Amin, Isabel Garcia, Thiago Bandeira, Camila Belisário, Fani Frkovic, Demetris Venizelos, Daniela Ribeiro, Marta Guedán Vidal, Felix Morczinek
Cliente Minas Arena
Consórcio Nova Arena BH: Construcap, Egesa e Hap Engenharia
Projetos Complementares
Ar Condicionado Conset Engenharia de Projetos
Comunicação Visual Hardy Design
Esquadrias BM Consultoria
Estrutura de Concreto e Metálica Engserj
Estrutura de Concreto Pré Moldado Precon / Premo
Instalações Hidráulicas, Prevenção e Combate a Incêndio STE Engenharia
Instalações Elétricas, Acústica, Alarme e Detecção de Incêndio, Automação e Sonorização MHA
Luminotécnica Arquitetura e Luz
Paisagismo e Supressão Vegetal HS Jardinagem (com Rose Guedes) + BCMF Arquitetos (com Carlos Teixeira)
Recuperação Estrutural / impermeabilização Recuperação Patologias e Durabilidade das Construções
Sistema Viário Tectran / Modelle
Terraplenagem Tempro
Topografia Gerais Topografia
Certificação Leed CTE
Status Inaugurada em dezembro 2012
 
Site Oficial http://novomineirao.mg.gov.br/

Tags:  Esportivos