Masterplan Mina das Águas Claras

Na última década o desenvolvimento sustentável tornou-se jargão comum em empreendimentos da construção civil, mas raras são as oportunidades reais de praticar este conceito de forma a aliar o mercado da construção civil ao discurso ambiental. Porém, em 2013, a BCMF (em parceria com a AECOM e a Vazio SA) desenvolveu para a Vale do Rio Doce o Plano Diretor de Fechamento da Mina de Águas Claras (MAC) em Nova Lima, MG.

A ocupação da Mina de Águas Claras é a maior oportunidade de transformação urbana de Belo Horizonte e Nova Lima, com potencial de integrar meio ambiente e desenvolvimento urbano de maneira emblemática.

Além da preocupação em elaborar uma forma de desenvolvimento urbano sustentável, nossa equipe buscou criar soluções pertinentes e sensíveis às particularidades culturais e sociais do contexto em que o projeto se insere.

Trata-se, portanto, de pensar uma ocupação urbana a partir da cava, das montanhas, do solo estéril e do legado de edifícios industriais, além de levar em consideração a Mata do Jambreiro e o grande contraste entre mineração e natureza presente em toda a região.

A área de desenvolvimento urbano está restrita a 190 hectares ou cerca de 10% da área total, que é de 1.900 ha. Grande parte desta área são as Áreas de Preservação Permanente (APP) adjacentes aos córregos e à Serra do Curral, a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), a Reserva Legal, e as áreas com declividade acima de 47% ou com risco de acidente geológico; restrições que perfazem a área passível de ocupação de 190 ha.

O objetivo deste masterplan é que a área da MAC se torne um novo paradigma de centralidade urbana em um dos últimos redutos de expansão urbana do vetor sul próximos à zona Sul de Belo Horizonte. Um plano de desenvolvimento onde meio ambiente, mobilidade e uso do solo serão integrados em um contexto único, construindo sua identidade a partir de suas peculiaridades e condicionantes locais.



Projeto: Masterplan Plano de Fechamento da Mina de Águas Claras
Localização: Nova Lima, MG
Ano: 2013
Área: 1.900 ha.
Autores: BCMF Arquitetos, Vazio S/A, AECOM.
Equipe: Patricia Bueno, Carolina Eboli
Status: Projeto

Tags:  Urbanismo