"Laje": Espaço de Eventos Google SP

Interiores

O novo “Espaço de Eventos” do escritório do Google em SP atende a um programa constituído basicamente por foyer, auditório e uma sala multiuso, organizados em sequência linear em um amplo espaço com pé-direito duplo no último andar do icônico edifício Pátio Malzoni (Avenida Faria Lima). Uma vez que o espaço, em planta, é inevitavelmente compartimentado pelas necessidades do programa e áreas de apoio, reserva-se ao forro o papel cenográfico de um elemento que possa estabelecer a continuidade espacial e unidade conceitual desejável.

A música Sampa, de Caetano Veloso, é utilizada como informação para o design paramétrico, tendo os dados de seu gráfico de freqüência e amplitude por tempo convertidos na geometria dos elementos estruturais do forro ao longo de toda sua extensão. Dessa forma, a música literalmente “esculpe” o espaço interno experienciado pelo visitante em seu percurso pelos ambientes. As superfícies de espelhos, que separam os espaços principais junto aos blocos de apoio, interceptam esse percurso e acrescentam novas leituras, ilusórias e ambíguas em relação à continuidade ou à descontinuidade do espaço. O “avesso do avesso”.



Projeto Espaço de Eventos Google, São Paulo (Brasil)

Ano 2017/ 2018

Área 600 m2

Cliente Google

Management Google / CBRE

Arquitetos Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi (BCMF Arquitetos), Fernando Maculan e Mariza Machado Coelho (MACh Arquitetos)

Design Gráfico / Sinalização Hardy Design

Iluminação Atiaîa Design (Mariana Novaes)

Fotos Maíra Acayaba