Expomilan 2014
Pavilhão do Brasil na EXPO MILAN 2015
Alimentando o mundo com soluções
“Se houvesse paraíso na terra eu diria que agora o havia no Brasil” (…) quanto ao de dentro e de fora, não pode viver senão no Brasil quem quiser viver no paraíso terreal. E quem não quiser crer venha-o experimentar”.1
Antes e além de apresentar o Brasil como potência agrícola e ambiental, nossa proposta faz reverência à qualidade sagrada atribuída a essas terras e ao que delas advém, percepção já formada no imaginário europeu, por influência dos mitos edênicos medievais, centenas de anos antes da chegada dos navegadores portugueses.
Terra e água assumem juntos o protagonismo no projeto. Os elementos são trabalhados como um recorte da natureza, para criar o lugar onde podem ser exploradas novas sensações e percepções do Brasil, deslocado de seu território original. A visita assume caráter ritualístico, induzido pela matéria, pela escala e proporções vertiginosas, pelas transições de luz desde as entranhas do torrão de terra, onde são apresentados temas relacionados à produção de alimentos e à preservação ambiental, até a topografia artificial no topo do pavilhão.
No terraço, espécies do cerrado em sua profusão de texturas, cores, perfumes e sabores aludem à Visão do Paraíso, expondo o valor da biodiversidade nativa brasileira, um potencial sem fronteiras para o futuro da alimentação mundial: o verdadeiro jardim das delícias.
1. Página antológica do cronista colonial Rui Pereira, contida em uma carta que em 1560 endereçou aos padres e irmãos de Portugal. Trecho extraído do prefácio à segunda edição de Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda.