Edifício Uso Misto Gutierrez

O Ed. Distinto está localizado em um ponto privilegiado de Belo Horizonte, na fronteira dos Bairros Gutierrez e Cidade Jardim, com acesso fácil e imediato pelas Av. do Contorno e Raja Gabaglia. Localizado em uma tranquila rua residencial, está a poucos minutos a pé de áreas comerciais, equipamentos de lazer e instituições educacionais.

O projeto foi condicionado pela inclinação acentuada da rua, a topografia, a geometria do lote (12m x 40m) e, naturalmente, os parâmetros de ocupação da lei de uso do solo. O prédio tem 6 pavimentos e dois subsolos, sendo que o térreo é reservado para uma área comercial (que também pode atender ao condomínio). Acima do térreo, temos 3 pavimentos tipos com dois apartamentos de 90m2 por andar e mais um pavimento escalonado (com um apartamento de 60m2 e um duplex de 90m2). O último pavimento tem ainda uma área de lazer orientada para os fundos (oeste), com piscina, deck, bar e pérgola.

Em termos de composição, o paralelepípedo é perfurado por amplas e generosas aberturas, distribuídas de forma cuidadosamente ritmada e desencontrada, conferindo movimentação e dinamismo à fachada. Nos quartos e salas as esquadrias são maiores e vão do piso ao teto, tendo um guarda-corpo integrado que transforma esses espaços em varandas ou “balconies” quando abertas. Nas áreas molhadas, seteiras verticais com peitoril integrado na esquadria também se movimentam na fachada, sendo deslocadas alternadamente a cada pavimento, conferindo unidade ao volume.

As plantas são flexíveis e moduladas, com a estrutura e os shafts de instalações permitindo que os apartamentos sejam eventualmente adaptados às mais diversas configurações sem maiores transtornos. De um modo geral, os acabamentos são poucos e austeros (tijolo aparente, concreto aparente, esquadrias de alumínio cor grafite), reforçando as proporções elegantes do conjunto. No nível da rua, um jardim frontal separa a entrada lateral de pedestres da entrada de veículos no ponto mais baixo, e a ausência de muros ou grades permite que esse espaço aberto funcione como uma pracinha própria do espaço comercial e do condomínio, conectando o empreendimento diretamente à vida da rua e do bairro.



Projeto: Edifício de Uso Misto Gutierrez
Localização: Gutierrez, Belo Horizonte
Ano: 2020
Área: 1500 m²
Arquitetura: BCMF Arquitetos
Autor: Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi
Equipe: Lucas Fukuda
Status: Projeto

Tags:  Prédios