Clamper

A BCMF Arquitetos assina o projeto da sede administrativa da CLAMPER, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Fundada em 19, essa empresa é uma das maiores especialistas na pesquisa e desenvolvimento de soluções para proteção de eletroeletrônicos contra danos causados por raios e surtos elétricos. Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) CLAMPER possuem tecnologia certificada por renomados órgãos nacionais e internacionais, acumulando premiações relacionadas à qualidade e credibilidade de fornecimento. 

O projeto consiste na reforma de um edifício de dois pavimentos, já existente, que se transformou em um novo espaço de trabalho, a sede administrativa, refletindo os ideais da CLAMPER por meio de sua forma e conteúdo. A fachada foi reconfigurada, incluindo novas e amplas aberturas que conectam o interior e exterior do edifício, trazendo os jardins para dentro e proporcionando iluminação natural. 

No primeiro pavimento, encontramos a recepção e as áreas comuns, como o restaurante, o café e as áreas de jogos, atendendo às demandas contemporâneas de trabalho, como flexibilidade, áreas de descompressão, horizontalidade, conforto e informalidade, além de atender às necessidades específicas do programa. O segundo pavimento possui conjuntos de mesas lineares de trabalho, setorizados de acordo com os vários departamentos, além de salas de reunião com layout flexível, salas privadas, cozinha integrada e um terraço.

Os dois pavimentos estão conectados de duas maneiras. Primeiro, por meio de uma escada localizada em um hall de pé direito duplo, totalmente pintada de vermelho, inspirada nas cores do logotipo da empresa, que se estende pelas demais áreas de circulação vertical ao longo do edifício. Segundo, através de uma grande arquibancada-escadaria, com amplos degraus e largos pisos que não apenas permitem a passagem, mas também incentivam a interação entre as pessoas. Esses espaços interativos comuns não só oferecem um alívio do estresse e relaxamento, como também estimulam o trabalho e a produtividade. 



Projeto: Clamper
Ano: 2022
Área: 2.750,8m²
Arquitetura: BCMF Arquitetos
Autores: Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi
Equipe: Marina Penso e Maria Clara Sales
Status: Projeto

Tags:  Corporativo