Mineirão será destaque em Nova York

Postado dia 9 de novembro de 2012 em

imagem-blog

O arquiteto Bruno Campos, autor do projeto executivo de renovação do Mineirão, abrirá a mostra Brasil+2014 – Sustainability in Urban and Architectural Design com uma palestra sobre os diferenciais de sustentabilidade da nova arena de Belo Horizonte para a Copa de 2014. O evento de abertura acontece no dia 15 de novembro, em Nova York, e tem sequência até 19 de janeiro, na sede local do Banco do Brasil. A mostra levará ao centro de Manhattan a arquitetura dos doze estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 e revelará inovações que certamente atrairão a atenção do público norte-americano, hoje bastante interessado em conhecer o papel que o Brasil vem desempenhando no panorama mundial.

A exposição “Brasil+2014 – Sustainability in Urban and Architectural Design” revela a coexistência entre as novas arenas e os antigos projetos renovados. Os projetos de restauração e modernização marcam tradicionais estádios, como o Beira-Rio (Porto Alegre), a Arena da Baixada (Curitiba), Castelão (Fortaleza), o Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Mineirão, patrimônio cultural e arquitetônico de Belo Horizonte.

O estádio mineiro passa por uma completa renovação em sua infraestrutura, com a instalação de cobertura e dezenas de inovações tecnológicas, sem que a sua visão externa seja alterada no panorama do Parque da Pampulha. Os caminhos desse desafio serão revelados pelo arquiteto Bruno Campos na palestra que fará ao público de Nova York.

Novos estádios
Entre os novos estádios para 2014, a mostra vai destacar também a inteira reconstrução da Fonte Nova, em Salvador, e as plantas e maquetes eletrônicas dos projetos da Arena Pantanal (Cuiabá), Arena Pernambuco (Recife), Arena das Dunas (Natal) e Arena da Amazônia (Manaus), além da Arena Corinthians, em São Paulo, local do jogo da abertura da Copa.

Arquitetura e meio ambiente
Novas tecnologias foram consistentemente testadas e desenvolvidas em escalas diferentes para atender a cada uma das doze arenas para a Copa. Estes edifícios, além de apresentam impactantes projetos de arquitetura, respondem de forma contemporânea às demandas da economia de recursos naturais.

As soluções para reúso da água, exploração da água das chuvas, geração de energia fotovoltaica, tratamento dos resíduos e esgotos são desenvolvidas em diversos dos projetos para 2014, com destaque para o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, que será primeiro no mundo para receber o certificado LEED Platinum. O estádio de Brasília também foi escolhido pela empresa Autodesk para a capa do software AutoCAD 2013.Além da visão geral das arenas nos paineis, o visitante poderá ver vídeos e maquetes eletrônicas em telões dispostos na agência e obter a informação completa sobre todos os estádios e infra-estrutura, mediante consulta a computadores em rede.O evento tem a curadoria  da arquiteta brasileira Denise de Alcântara-Hochbaum, com apoio técnico da agência Mandarim Comunicação, editora do Portal 2014 (www.portal2014.org.br).
A mostra conta ainda com apoio do Ministério de Relações Exteriores / Consulado Geral do Brasil em Nova York, Banco do Brasil S.A., e American Institute of Architects, Chapter New York. O apoio na versão e edição dos textos técnicos foi dado pela All Tasks Traduções.
Data e Local:
Brasil+2014 – Sustainability in Urban and Architectural Design
De 16 de novembro a 19 de janeiro de 2013
Local: Banco do Brasil, Agência NY11 West 42nd Street, Nova York, EUA
Horário: 9h às 18h, de segunda a sexta-feira e 10h as 17h, sábados.Abertura: 15 de novembro das 18h30h as 21h
RSVP: rsvp.br2014@gmail.com
Informações gerais: tel. 1. 917-757-2513 (NY-USA)Info.br2014@gmail.comwww.brazilplus2014.com
Informações para a imprensa:Mandarim Comunicaçãotel. 55 11 3337-5633 (São Paulo – SP)
Rodrigo Prada (rodrigo@mandarim.com.br)
Graziela Silva (graziela@mandarim.com.br)

http://www.portal2014.org.br/noticias/11025/MINEIRAO+SERA+DESTAQUE+EM+NOVA+YORK.html