Sense Bike

A Sense Bike é um fabricante de bicicletas de alto desempenho, disposta a concorrer em qualidade e beleza com as grandes marcas globais. Carente de um showroom que fosse agregado ao seu ambiente corporativo, a Sense partiu para uma sede própria mais próxima ao crescente mercado de Belo Horizonte.

O programa consiste basicamente de espaço de trabalho, convivência, exposição e experimentação dos produtos, com pouquíssima compartimentação entre os setores. A planta aberta e a setorização funcional exigiu um acurado estudo sobre a integração e privacidade dos espaços, hierarquia de fluxos, conforto acústico e térmico, iluminação e distribuição espacial dos mais diversos elementos que compõem um ambiente desse tipo.

A equipe da BCMF Arquitetos, Hardy Design e Atiaia Lighting Design trabalhou de forma integrada, junto com o cliente, desde a fase de concepção até o acompanhamento da obra. Arquitetura, Design Gráfico e Iluminação foram concebidos de forma multidisciplinar, resolvendo em conjunto todas as questões de interfaces com as demais disciplinas de engenharia ao longo de todas as etapas do processo.

A interpretação da ideia de integração e movimento ganhou abrigo na figura dos raios, componentes marcantes que estruturam e dão leveza às rodas de uma bicicleta. A intenção é não só que as linhas atravessem, assim como conectem de maneira pouco habitual os setores, tendo seu eixo irradiado do showroom em que as bikes ficam expostas.

Os materiais são simples e industriais, com instalações e estruturas aparentes. A tipografia e o desenho pictográfico dialogam com o caráter industrial da Sense. Pintura em estêncil sobre o piso complementa o sistema de identificação e circulação do espaço corporativo, procurando potencializar as noções de leveza, liberdade, aventura e diversão que estão intrinsecamente interligados ao trabalho sobre rodas. A iluminação destaca cores, materiais, texturas e grafismos utilizados, revelando transparências, preenchendo volumes, identificando áreas de trabalho e ilhas de convivência. Em função da escolha de cores mais escuras pela equipe de design, superfícies verticais receberam destaque, de forma a reduzir a percepção de contrastes e evitar a impressão de um ambiente escuro, uma vez que o entorno espacial é percebido através da visão periférica individual. Recursos óticos de controle de brilho, ofuscamento e de distribuição de luz foram utilizados para garantir o máximo de conforto visual à equipe da Sense Bike.



Cliente: Grupo Lagoa
Projeto: Sense Bike
Data do projeto: 2016
Início da obra: Fevereiro 2017
Conclusão da obra: Janeiro de 2018
Área: 670m²
Arquitetos: BCMF Arquitetos: Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi (autores), Patrícia Bueno (coordenação), Raquel Duarte, Isabel Meleiro e Marcos Guimarães (equipe)
Sinalização/ Comunicação Visual: Hardy Design
Lighting Design: Atiaîa Design
Estrutura: Pi Engenharia
Climatização: Conset
Instalações: Projelet
Acústica: Db Laboratório de Acústica
Construção: Hauz Construções Personalizadas
Fotos: Gabriel Castro

Tags:  Comerciais, Corporativo, Interiores