Ponte Parque Cesamar

“Urbanizar consiste em levar um pouco da cidade para o campo e trazer um pouco do campo para dentro da cidade”

Lúcio Costa

A proposta para a nova ponte do Parque Cesamar sugere um novo marco na paisagem de Palmas, a capital ecológica de Tocantins.

Desta forma, a complementação da Avenida NS 04, atualmente interrompida no trecho do Parque, pretende ser mais do que um elemento de conexão meramente funcional do sistema viário planejado.

Uma estrutura arrojada composta por um conjunto de arcos tombados, trabalhando a compressão, suspende por meio de estaios, trabalhando a tração, o tabuleiro que também funciona como um grande tirante de concreto protendido, vencendo um vão de 250m sobre o leito do Córrego Comprido.

Ao longo das laterais da estrutura, a elevação ligeiramente rampada do passeio de pedestres permite, no seu ponto mais alto (a 10m do nível da pista), uma apreciação panorâmica da bela paisagem de mata ciliar remanescente e do imponente perfil da Serra do Lageado.

Desta forma, o resultado final do conjunto paisagístico não é o conflito entre o arrojo tecnológico da ponte e a paisagem natural do entorno, mas sim o enriquecimento pelo contraste dos elementos que se fundem num todo harmônico.

Uma ‘obra de arte especial’ que pretende, com sua monumentalidade austera, ser um novo elemento de conexão e atração urbana na capital de Tocantins.



Projeto Ponte Parque Cesamar

Localização Palmas, TO

Ano 2006

Autores Bruno Campos e Marcelo Fontes

Status Projeto

Tags:  Urbanismo