Expomilan 2014

Pavilhão do Brasil na EXPO MILAN 2015

Alimentando o mundo com soluções

 “Se houvesse paraíso na terra eu diria que agora o havia no Brasil” (…) quanto ao de dentro e de fora, não pode viver senão no Brasil quem quiser viver no paraíso terreal. E quem não quiser crer venha-o experimentar”.1

Antes e além de apresentar o Brasil como potência agrícola e ambiental, nossa proposta faz reverência à qualidade sagrada atribuída a essas terras e ao que delas advém, percepção já formada no imaginário europeu, por influência dos mitos edênicos medievais, centenas de anos antes da chegada dos navegadores portugueses.

Terra e água assumem juntos o protagonismo no projeto. Os elementos são trabalhados como um recorte da natureza, para criar o lugar onde podem ser exploradas novas sensações e percepções do Brasil, deslocado de seu território original. A visita assume caráter ritualístico, induzido pela matéria, pela escala e proporções vertiginosas, pelas transições de luz desde as entranhas do torrão de terra, onde são apresentados temas relacionados à produção de alimentos e à preservação ambiental, até a topografia artificial no topo do pavilhão.

No terraço, espécies do cerrado em sua profusão de texturas, cores, perfumes e sabores aludem à Visão do Paraíso, expondo o valor da biodiversidade nativa brasileira, um potencial sem fronteiras para o futuro da alimentação mundial: o verdadeiro jardim das delícias.

1. Página antológica do cronista colonial Rui Pereira, contida em uma carta que em 1560 endereçou aos padres e irmãos de Portugal. Trecho extraído do prefácio à segunda edição de Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda.



Projeto Pavilhão do Brasil na Expo Milan 2015
Área 4.100 m²
Localização Milão, Itália
Ano 2014
Autores Bruno Campos, Marcelo Fontes, Silvio Todeschi, Fernando Maculan, Mariza Machado Coelho
Equipe Patrícia Bueno, Daila Araujo, Mateus Lira, Ricardo Lobato, Vanessa Couto
Perspectivas André Resende
Curadoria Evaristo Eduardo de Miranda
Expografia Fernando Maculan, Carlos M.Teixeira, Sílvio Todeschi, Luiz Márcio Haddad Pereira, Mariza Machado Coelho
Paisagismo Carlos M. Teixeira
Artes Visuais Nydia Negromonte
Biologia Luiz Glück Lima, Dalmy Ramos
Design Gráfico Cynthia Massote, Guilherme Albuquerque, Gustavo Magno Diniz, Marcela Dantés, Renata Polastri
Status Projeto

Tags:  Concursos