Casa Vale dos Cristais

A casa Vale dos Cristais foi projetada para uma família de aficionados por tênis, em um terreno com cerca de 4.800m² e forte declive, no final de uma rotatória no Vale dos Cristais. O programa com cerca de 800m² da casa se desenvolve em apenas um nível, e basicamente coincide com as dimensões da quadra (20 x 40m), funcionando também como sua cobertura (com pé-direito de 9m).

A casa se organiza em torno de um pátio central, orientada diagonalmente de acordo com as curvas de nível de Norte a Sul, aproveitando as vistas do Vale a partir do platô no nível médio do lote, sendo sua construção mal percebida a partir da rua. Uma piscina e uma edícula complementam o programa integrando a área externa do nível principal. No nível da quadra, áreas de apoio e de serviço permitem que ela seja usada também para festas e eventos maiores, com acesso independente.

A estrutura e as vedações da casa foram, majoritariamente, desenvolvidas e executadas em painéis de CLT e vigas de MLC, que consistem em lâminas de madeira maciça coladas em sentidos alternados, aumentando sua resistência, rigidez e estabilidade. 

Por ser uma solução pré-fabricada (todas as suas peças foram trazidas de Suzano, SP), sua instalação é rápida e gera menos desperdício que outros sistemas construtivos, economizando tempo, otimizando recursos e gerando um resultado visualmente impactante ao suspender todo o volume da casa sobre o enorme vão livre da quadra de tênis.



Arquitetura: BCMF Arquitetos / Bruno Campos, Marcelo Fontes, Silvio Todeschi (Autores), Júlia Hardy (Coordenação), Paula Pedrosa (Planejamento), Raquel Duarte (Bim Manager), Marina Penso, Wallace Moreira, Alice Sá, Patrícia Campos, Sávio de Oliveira, Lucas Fukuda e Mariana Lima (Equipe)
Interiores: BCMF Arquitetos + Casa Tereze (Joana Hardy)
Estrutura de Madeira Engenheirada (CLT + MLC) e Estrutura Metálica: Crosslam
Estrutura de Concreto: Pi Engenharia
Iluminação: Atiaia
Paisagismo: Matos e Renault
Gerenciamento: Três Pontos
Construção: Algarve Engenharia
Acústica: OPPUS Acústica
Eficiência Energética e de Sustentabilidade: ARES
Projeto de Aquecimento, Piscinas e Sauna: Bom Calor
Automação: Mastersound
Climatização: Climatizar
Esquadrias: BM Esquadrias
Localização: Nova Lima, MG
Área: 3125,59 m²
Status: Projeto
Ano: 2020

Tags:  Casas