Boticário V1

Loja-Cenário é o conceito-síntese ao qual respondem as escolhas do projeto. Reflete uma visão estética, e também premissas e oportunidades de ordem pratica, e as inter-relaciona.

A vitrine é um elemento vital para convidar a entrar na loja um cliente em potencial. Utilizamos elementos que reforçam a identidade de Loja-Cenário, com cabos, roldanas, suportes e fundos em suspensão.

Para os expositores de produtos, partimos de um módulo mínimo de 2 x 40cm por 60cm que se repete horizontal e verticalmente, criando conjuntos que se acomodam as dimensões de cada loja. Esse princípio garante flexibilidade e adaptabilidade as montagens e a eventuais revisões do layout. As portas de material translúcido são superfícies para aplicação de visual merchandising, 100% integrado à arquitetura. Quando todos os produtos são massivamente expostos e visíveis ao mesmo tempo, sem “respiros”, fica muito mais difícil torná-los objetos de desejo. A partir do princípio de ocultamento parcial de alguns produtos (que se tornam “aquarelados” sob a superfície translucida) é possível criar respiros e campos “protegidos” onde produtos especiais exercem sua identidade e são elevados a objeto de desejo. A geometria proposta para os expositores laterais, como uma dobradura, modula verticalmente a leitura de seu conteúdo e assim sugere a setorização de categorias e heroes. Ao mesmo tempo, o sistema construtivo modular proporciona um jogo de nichos abertos e fechados, que torna a experiencia mais aberta, dinâmica e convidativa. A angulação em zig-zag favorece a visão dos produtos de fora da loja, sem as obstruções visuais comuns em prateleiras paralelas a parede.

Assim como os expositores verticais, as mesas das novas lojas também compõem um sistema. Para otimização do espaço, os diferentes tamanhos são definidos para que uma mesa se encaixe sob a outra. A variedade de possibilidades de montagem das mesas centrais permite mais mobilidade entre os espaços da loja e desperta o interesse do público para a experiência, seja por meio da elaboração de cenários para campanhas, linhas de produtos, ou montagem de espaços para testes e exposições de fragrâncias.



Projeto: Loja Boticário
Ano: 2016-2017
Autor: Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi (BCMF Arquitetos), Fernando Maculan e Mariza Machado Coelho (MACh Arquitetos)
Equipe: Marcos Sales, Pablo Gonzalez, Raquel Duarte, Ricardo Lobato
Design Gráfico / Sinalização: Hardy Design
Iluminação: Atiaîa Design
Status: Projeto (concorrência)

Tags:  Comerciais, Interiores